Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

MENOS FRAUDES COM CARTÕES

Portugal regista cerca de sete vezes menos fraudes em cartões de multibanco do que o resto da Europa, apesar de ser um grande utilizador daqueles cartões, sublinhou ontem o presidente da empresa gestora, a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), Vítor Bento, numa conferência de imprensa em Lisboa para assinalar os 20 anos da rede.
1 de Junho de 2004 às 00:00
O Multibanco permite hoje uma multiplicidade de operações, desde o simples levantamento de dinheiro até ao pagamento de compras e serviços, e nenhum português tem dificuldades em encontrar uma máquina no país. Os números relativos a operações, levantamentos e os milhões de euros envolvidos colocam Portugal acima da média europeia, excepto no que diz respeito a fraudes.
A maior apreensão de cartões falsificados, por exemplo, ocorreu apenas em Janeiro deste ano, quando um brasileiro foi detido na posse de 500 cartões de débito. A polícia considerou que o golpe foi preparado no estrangeiro.
Inaugurado em 1983, o sistema de levantamento automático de dinheiro tem registado sucessivos aumentos, à medida que tem, também, alargado o número de funcionalidades. Em 2002, o número total de cartões por cem habitantes era de 141, 11 por cento acima da média europeia. Tal como o número de pagamentos em terminais de pagamento automático (TPA), que em 2002 foi de 54,9 operações por habitante, contra 44/hab. na Europa. Os indicadores de actividade mostram pois “um crescimento a ritmos significativos” nos serviços da SIBS, afirmou Vítor Bento.
OPERAÇÕES
LEVANTAMENTOS
A maior parte das vezes que um português usa o Multibanco é para levantar dinheiro. Os levantamentos representavam, em 2003, cerca de 50 por centos das operações nas caixas automáticas.
PAGAMENTOS
O número de operações de pagamento duplicaram entre 1999 e 2003, passando de nove por cento do total para 18 por cento. Em contrapartida, a percentagem relativa às consultas permanece estável, representando 30 por certo do total.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)