Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Mercados emergentes

O BNP Paribas Asset Management diz aos investidores que “o actual período de fraqueza económica pode surgir como uma oportunidade para comprar nos mercados” do Brasil e América Latina, Rússia e Europa do Leste, Índia e China.
13 de Agosto de 2006 às 00:00
Mercados emergentes
Mercados emergentes FOTO: Maurício Lima, Epa
A gestora de activos a nível mundial frisa que o crescimento das economias dos referidos países e as “resistências” das respectivas empresas aos “choques globais são factores determinantes na melhoria do desempenho desses mercados”. Assim, o BNP Paribas Asset Management disponibiliza aos investidores “fundos bem posicionados a médio prazo, uma vez que a actividade económica tende a expandir-se durante os próximos anos”.
Um desses fundos é o Parvest Latin America, que tem tido um bom desempenho nos últimos três anos e é de prever que continue a dar elevados retornos.
No Brasil em particular e na América do Sul em geral, “as vendas a retalho têm aumentado”, com um “crescimento da procura interna impulsionada por um aumento dos rendimentos.”
No continente asiático, as economias chinesa e indiana estão em grande expansão, com as respectivas exportações em forte crescimento.
Quanto à economia russa, beneficia do encarecimento do petróleo e da liberalização dos movimentos de capitais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)