Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Metro atrasa ligação no Pragal

A respeitar os prazos fixados para a construção do Metro Sul do Tejo, a ligação entre o Pragal e a Cova da Piedade estará concluída até ao final de Junho do próximo ano. No entanto, estas metas são consideradas “demasiado optimistas”, afirmaram ao CM, fontes ligadas ao processo.
20 de Novembro de 2006 às 00:00
Embora esteja previsto cerca de meio ano para a construção do troço, a sua concretização nessa data não é consensual. Segundo as mesmas fontes, para que o metro passe entre as duas cidades é necessário fazer tudo: o traçado dos carris, as estações e a electrificação, além de questões mais operacionais, como, por exemplo, a bilhética para venda de títulos de transporte.
Este troço é o único em falta para que a Universidade da Caparica e Corroios estejam ligados pelo metro.
As dificuldades na ligação entre o Pragal e a Cova da Piedade não são recentes. Em Fevereiro último, a não cedência de terrenos por parte da Câmara Municipal de Almada originou atrasos nas obras, nomeadamente junto à estação de comboios do Pragal, mas também no troço entre a Avenida Bento Gonçalves e Cacilhas.
A autarquia desresponsabiliza-se pelos atrasos, afirmando que, só depois da entrega das plantas parcelares do projecto, elaboradas pela equipa de missão do Metro Sul do Tejo, é que o projecto seria levado a reunião do executivo. Proposta esta que foi aprovada, por unanimidade, na última reunião de Câmara, como noticiou ontem o jornal ‘Público’.
Porém, fontes ligadas ao processo apontaram para a existência de um conflito de interesses entre a autarquia e o Governo, relacionado com o financiamento dos parques de estacionamento junto às estações, como a verdadeira causa dos atrasos nas obras.
Hoje, a Assembleia Municipal de Almada deverá aprovar a cedência dos terrenos, considerado o único obstáculo para a continuação das obras do metro. A sua conclusão está prevista para Março de 2008, com a chegada a Cacilhas, dois anos e três meses depois do inicialmente previsto.
OUTROS DADOS
CACILHAS
O interface na Doca 13 está dependente da aprovação do plano de urbanização na Margueira. Entretanto, será construído um interface provisório em Cacilhas.
CORROIOS
O Metro Sul do Tejo estará a circular, entre Corroios e Cova da Piedade, no final do primeiro trimestre de 2007. As obras prosseguirão
no Pragal.
TRÊS LINHAS
A rede deste metro à superfície terá três linhas e cerca de 24 comboios a circular por 34 estações. Em Março de 2008, a rede funcionará na totalidade.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)