Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Milhões para investir

A Águas do Algarve deverá aprovar, ainda neste mês, um conjunto de investimentos nos sistemas multimunicipais de saneamento e água na ordem dos 50 milhões de euros. Trata-se de obras que serão lançadas até ao final de 2013, sendo a nova ETAR de Portimão a mais prioritária e cara.

16 de Julho de 2011 às 00:30
A ETAR de Portimão vai ser substituída por uma nova, a ser construída
A ETAR de Portimão vai ser substituída por uma nova, a ser construída FOTO: Paulo Marcelino

Artur Ribeiro, administrador da empresa Águas do Algarve, revelou ao CM que a decisão será tomada "em assembleia geral, no próximo dia 22". Este responsável explicou que, de acordo com a legislação recentemente aprovada, "todo o investimento superior a 5% do capital social da empresa" tem de ser aprovado em assembleia geral.

A nova ETAR de Portimão – a maior do Algarve – é um dos projectos em cima da mesa, representando um investimento de cerca de 24 milhões de euros. Artur Ribeiro referiu que a adjudicação da empreitada "é para sair de imediato". As obras devem arrancar "no próximo ano", dado que existe um prazo para reclamação dos concorrentes preteridos.

A demora no início da obra foi recentemente criticada pelo conselho de administração da Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, que admitiu equacionar a rescisão do contrato de cedência de infraestruturas à Águas do Algarve. É que o contrato obrigava à construção da ETAR, e quatro anos depois "as obras ainda não se iniciaram". Artur Ribeiro, na altura em que falou com o CM, desconhecia essa posição.

ÁGUAS ALGARVE INVESTIMENTO ETAR PORTIMÃO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)