Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Milionários franceses querem pagar imposto especial

Os milionários franceses, que representam 16 das maiores fortunas do país, pediram ao Governo que lhes fosse atribuído um imposto especial para ajudarem no combate à crise, segundo um petição divulgada nesta terça-feira pela imprensa francesa.
23 de Agosto de 2011 às 12:50
Milionários franceses querem imposto especial para ajudar a economia do país
Milionários franceses querem imposto especial para ajudar a economia do país FOTO: Júpiter Images

Presidentes e patrões de empresas e bancos bem conhecidos, como L'Óreal, Danone ou banco Société Générale, são alguns dos exemplos de grupos que pediram este imposto especial.

Segundo os signatários, é por estarem conscientes de beneficiaram do actual modelo francês e do contexto europeu que pretendem "contribuir para o preservar".  

Segundo a petição, os milionários acham que, "num momento em que as finanças públicas e as perspectivas de agravamento da dívida do Estado estão a ameaçar o futuro da França e da Europa, num momento em que o governo pede a todos um esforço de solidariedade, consideramos necessário contribuir para o mesmo".

O anúncio do pedido acontece um dia antes do governo francês apresentar medidas destinadas a reduzir o défice, com o objectivo de fazer-se cumprir o compromisso de 5,7 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, 4,6 por cento no próximo e 3,0 por cento em  2013.  

França LÓreal Danone banco Société GénéraleProduto Interno Bruto
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)