Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Ministério prepara fecho de embaixadas

A rede de embaixadas e consulados portugueses vai ser reestruturada e o novo mapa deverá ser conhecido "dentro de dias", revelou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, durante uma visita a Marrocos, sem avançar quantas representações nacionais serão encerradas.
17 de Outubro de 2011 às 01:00
Paulo Portas (à direita) à chegada ao aeroporto de Tunis com o homólogo tunisino
Paulo Portas (à direita) à chegada ao aeroporto de Tunis com o homólogo tunisino FOTO: Paulo Cunha/Lusa

As afirmações de Portas surgem depois de o deputado socialista, Paulo Pisco, ter dirigido uma pergunta ao chefe da diplomacia sobre o encerramento de oito postos consulares, transformação de quatro e o fecho de 14 embaixadas.

"A nova rede de embaixadas e consulados vai ter em conta critérios que têm a ver com a presença das comunidades portuguesas e com critérios relacionados com o investimento e com crescimento das exportações", sublinhou Portas, em Marrocos.

O ministro adiantou que "dentro de dias haverá uma definição do quadro geral da diplomacia económica". "Da parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros queria dizer que, para mim, as embaixadas devem estar, todos os dias, cheias de oportunidades para ganhar mercado: para conquistar mercados, para colocar produtos e oferecer negócios. As embaixadas têm de ser a bandeira económica de Portugal", afirmou Paulo Portas, sem revelar quais as representações que poderão ser extintas.

No pedido de esclarecimentos que efectuou, o deputado socialista, Paulo Pisco, refere que em risco de fecho estarão as embaixadas de Andorra, Nigéria, Eslovénia, Eslováquia, Congo, Zimbabwe, Quénia, Chipre, Bulgária, Estónia, Letónia, Lituânia, Peru e Cuba.

"Isto exige uma explicação, até porque os actuais fluxos migratórios de portugueses se dirigem, preferencialmente, para a Europa", argumenta o deputado eleito pelo circulo eleitoral da emigração.

PAULO PORTAS DIPLOMACIA NEGÓCIOS ESTRANGEIROS TUNÍSIA EMBAIXADAS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)