Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

MINISTRA DESVALORIZA CRÍTICAS

A ministra das Finanças desvalorizou as críticas dos parceiros sociais à proposta do Governo sobre produtividade e salários, no âmbito do Contrato Social, que será analisada sexta-feira, em Lisboa, em sede de concertação social.
9 de Março de 2004 às 22:04
Manuela Ferreira Leite considerou ontem, em Bruxelas, "natural" que sindicatos, patronato e Governo critiquem as propostas uns dos outros no "processo inicial", de alguma forma "incipiente", das negociações de concertação social.
"O Governo está genuinamente interessado em chegar a um acordo", assegurou a ministra aos jornalistas, acrescentando esperar que, da parte dos parceiros, também haja essa intenção.
No entanto, a CGTP acusou ontem o Governo de, em nome da produtividade, propor a redução de salários, despedimentos na Administração Pública e o controlo da inflação à custa das camadas mais desprotegidas da população. Salientando que o documento apresentado pelo Governo aos parceiros sociais é uma "declaração de intenções sem políticas concretas", a CGTP considera que a proposta tem que ser denunciada porque "é uma violência para os trabalhadores e para o país".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)