Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Ministra mantém apoio a Joaquim Pais Jorge

Secretário de Estado do Tesouro afirma que não há motivos para se demitir.
2 de Agosto de 2013 às 12:47
Joaquim Pais Jorge ao lado de Hélder Reis e da ministra Maria Luís Albuquerque
Joaquim Pais Jorge ao lado de Hélder Reis e da ministra Maria Luís Albuquerque FOTO: Manuel de Almeida/Lusa

Joaquim Pais Jorge vai continuar no cargo de secretário de Estado do Tesouro, apesar de toda a polémica a que tem estado associado no caso dos swap. Tal como o CM noticiou na sua edição desta sexta-feira, Joaquim Pais Jorge fazia parte da equipa qeu propôs a venda de swaps tóxicos ao governo de Sócrates que permitiriam mascarar as contas. 

Em conferência de imprensa, o secretário de Estado salientou que após as notícias reuniu com a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, a quem sucedeu no cargo que agora ocupa, tendo-lhe esta mostrado o seu apoio.

"Falei com a senhora ministra sobre o assunto e ela mantém o seu apoio, pelo que não há motivo para me demitir", revelou.

Joaquim Pais Jorge reforçou ainda que não participou na elaboração dos produtos financeiros quando exerceu funções no Citigroup.

"As minhas responsabilidades estavam relacionadas com os clientes e as responsabilidades respetivas à conceção de produtos derivados não eram da minha competência", salientou, acrescentando que as suas funções eram de "conhecer os clientes em Portugal, conhecer as áreas que lhes interessavam".

Após a insistência dos jornalistas presentes, o secretário de Estado chegou mesmo a reforçar que nem se lembrar de ter estado presente na apresentação do produto swap a José Sócrates.

"Não me lembro se estive nessa reunião. Admito que existiu, já que consta nos documentos da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), mas repito não ter responsabilidade” na elaboração da mesma. 

swaps joaquim pais jorge secretário estado tesouro maria luís albuquerque finanças ministra
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)