Na edição de segunda-feira do CM, Eugénio Rosa, candidato à liderança da associação mutualista, usou o seu espaço de opinião para falar das eleições que decorrem até dia 17. Por isso hoje o CM dá voz às outras candidaturas.
1 / 4
Virgílio Lima, administrador da Lusitânia, membro do Conselho Geral e de Supervisão da Caixa Económica "Apresentámos resultados"
Respondo com orgulho e sentido de responsabilidade pelos últimos 23 meses: em contexto de pandemia e de incerteza financeira, fizemos a necessária rutura com o passado, estabilizámos a nossa atividade e as nossas equipas, eliminámos ruídos, e apresentámos resultados positivos nos principais indicadores financeiros.
O Grupo Montepio voltou a crescer em número de associados, a margem associativa também aumentou, e como um todo regressámos a resultados operacionais positivos. Até mesmo o Banco Montepio, que opera num setor muito impactado pela pandemia, já se encontra na senda dos resultados positivos.
Este trabalho de sucesso tem sido alcançado com o esforço e dedicação de um conjunto muito alargado de pessoas que merecem o meu mais profundo reconhecimento: todos os colaboradores do grupo. Defendemos a estabilidade na estratégia, a ambição na ação e a solidez e a fiabilidade na sua execução. Connosco os associados sabem com o que podem contar: transparência, sentido de responsabilidade e uma defesa intransigente do bem comum e do mutualismo. Obrigado, pela crescente confiança que nos transmitem.
Nunca em 181 anos de atividade necessitámos de qualquer intervenção pública, nunca necessitámos do apoio dos contribuintes. Assim será no futuro!
Pedro Corte Real, professor do Depart. de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade Nova "A hora da verdade"
É o momento mais decisivo da história da Mutualista, que está numa situação financeira crítica e exige uma intervenção imediata.
A Lista B é a única que oferece aos associados do Montepio a esperança de recuperar do desastre financeiro em que a Associação Mutualista se encontra, no respeito pelos valores do mutualismo.
Ninguém da Lista B deve alguma coisa a Tomás Correia, condenado judicialmente e o principal responsável pelo descalabro do Montepio, com a ajuda declarada e inequívoca de Virgílio Lima (Lista A) e de Pedro Alves (Lista D).
O único voto útil, que permite salvar o Montepio, é o voto na Lista B, onde os candidatos são, de facto, competentes nas áreas de atuação do Montepio e descomprometidos, quer com o passado quer com quaisquer interesses partidários ou corporativos.
Mais do que palavras, temos soluções credíveis e a capacidade para as executar.
Falar a verdade sobre a situação da Associação Mutualista Montepio, é esse o nosso compromisso solene.
E vamos exigir que todos assumam as suas responsabilidades, desde logo o Estado, que permitiu que as coisas chegassem a este ponto.
É preciso que não se deixe de votar. É preciso fazer parte da mudança!
Todas as instruções de como votar, e conhecer a nossa equipa e as nossas propostas no endereço www.votalistab.pt
Pedro Alves, presidente executivo do Montepio Crédito e administrador não executivo do Banco Montepio "Valorizar o Montepio"
É uma casa que se apresenta cinzenta, com problemas que se foram adensando nos últimos tempos. Com sucessivos resultados negativos e perda de valor. Porque há muito tempo os mesmos estão na sua gestão. E, pasme-se, oferecem… a continuidade.
Desta vez, a continuidade não é um caminho. O poder vigente já deu provas de que está cansado, está gasto. Não tem capacidade para continuar e tarda em passar o testemunho.
A Associação Montepio precisa de se regenerar. De dar lugar a uma geração de profissionais qualificados, com provas dadas de gestão com lucros. Homens e mulheres que existem dentro do Grupo, mas a que não têm sido dadas as merecidas oportunidades. Porquê? Talvez porque, quem está, "alapou-se" no poder. Sem perceber o que está em jogo: a sustentabilidade da Associação Mutualista Montepio, a transmissão do testemunho para uma geração que olha pelas pessoas, que quer fazer do Montepio uma verdadeira casa voltada para o interesse de todos os Associados e para todos os Trabalhadores. E isso só é possível através do voto na Lista D. De Democracia. Onde se encontra essa força que emerge de dentro.
É a hora da mudança. Serena mas responsável e, acima de tudo, competente e solidária. É a escolha entre nos mantermos no nevoeiro do passado, ou fazermos a sementeira que vai garantir o futuro do Montepio.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.