Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

Moody's baixa rating de seis bancos portugueses

A agência de notação financeira Moody's anunciou esta sexta-feira ter revisto em baixa a classificação da dívida sénior e dos depósitos de nove bancos portugueses e ter baixado o 'rating' de seis destes bancos.
7 de Outubro de 2011 às 11:06
Moody's adianta que a redução do 'rating'  afecta os bancos BES, BCP, BPI (descida de dois níveis) e Caixa Geral de Depósitos, Santander Totta e Montepio Geral (um nível a menos)
Moody's adianta que a redução do 'rating' afecta os bancos BES, BCP, BPI (descida de dois níveis) e Caixa Geral de Depósitos, Santander Totta e Montepio Geral (um nível a menos) FOTO: Cátia Barbosa/Jornal de Negócios

Em comunicado esta sexta-feira divulgado, a Moody's adianta que a redução do 'rating'  afecta os bancos BES, BCP, BPI (descida de dois níveis) e Caixa Geral de Depósitos, Santander Totta e Montepio Geral (um nível a menos).   

Além disso, a Moody's reviu da classificação da dívida de outros bancos como a Caixa Económica, o Banco Internacional do Funchal (Banif) e o Banco Português de Negócios (BPN).  

Esta "deterioração financeira", adianta a agência de notação, surge na sequência da descida da classificação de risco da dívida pública - de Baa1 para Ba2 em 15 de Julho -, mas também a problemas de liquidez dos bancos e às fracas perspectivas de crescimento económico.  

Todos os bancos analisados estão agora com uma classificação negativa com excepção do BPN, que tem perspectivas de desenvolvimento em todas as categorias, refere a agência.  

moody's rating bancos banca
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)