Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Moody's corta rating a 28 bancos espanhóis

A agência de notação Moody's anunciou esta noite a descida de rating de 28 bancos espanhóis, entre um e quatro níveis, na sequência da decisão de há duas semanas descer o rating da dívida soberana de Espanha.
26 de Junho de 2012 às 00:13
banca, rating, moody's, economia, bancos, espanha
banca, rating, moody's, economia, bancos, espanha FOTO: EPA

Em comunicado, na sua página da internet, a agência explica que a decisão de hoje, que afecta tanto dívida a longo prazo como os ratings de depósito, reflecte a descida na avaliação das capacidades de crédito dos bancos.

Três bancos viram os seus ratings descer um nível, onze tiveram uma descida de dois níveis, 10 bancos de três níveis e seis bancos de quatro níveis.

Os ratings a curto prazo também desceram, entre um e dois níveis, para 19 bancos.

Após as descidas de hoje, apenas o Banco Santander e a Santander Consumer Finance estão um nível acima do rating da dívida soberana espanhola.

"Todos os restantes bancos afectados estão agora abaixo do nível Baa3 de Espanha", explica a Moody's.

Na sua análise, a agência refere-se à situação da dívida soberana espanhola, que "não só afecta a capacidade do Governo de apoiar os bancos, mas pesa nos perfis de crédito dos próprios bancos".

Levou ainda à descida a "expectativa de que a exposição dos bancos ao sector imobiliário levará a perdas mais elevadas, o que poderá aumentar a possibilidade de que estes bancos necessitem de apoio externo".

Apesar disso, a Moody's considera positivas as medidas de reforma do sistema financeiro implementadas pelo Governo espanhol e explica que analisará o processo de recapitalização do sector quando for conhecido o valor total, calendário e forma da assistência europeia pedida esta segunda-feira por Espanha.

banca rating moody's economia bancos espanha
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)