Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Mulheres europeias ganham menos 17,5% do que homens

A União Europeia comemora sábado o Dia Europeu da Igualdade Salarial, região do mundo onde as mulheres ganham, em média, 17,5 por cento menos do que os homens ao longo da vida, indicam esta sexta-feira dados da Comissão Europeia.
4 de Março de 2011 às 15:29
Diferença salarial de 17,5 por cento reflecte também o número de dias de trabalho extra que as mulheres têm de fazer para auferirem a mesma remuneração do que os homens
Diferença salarial de 17,5 por cento reflecte também o número de dias de trabalho extra que as mulheres têm de fazer para auferirem a mesma remuneração do que os homens FOTO: d.r.

Um dos princípios fundadores da União Europeia (UE), consagrado no Tratado de Roma de 1957, indicava "salário igual trabalho igual", sendo que actualmente a Comissão Europeia (CE) continua empenhada em acabar com as disparidades  salariais entre homens e mulheres.  

No entanto, a Comissão diz que os progressos verificados na UE nesta matéria têm vindo a ocorrer "a um ritmo muito lento", lembrando que o ritmo de redução das disparidades varia entre os 5 por cento na Itália e os 30 por cento na Estónia, segundo as estatísticas mais recentes, relativas a 2008.  

A diferença salarial de 17,5 por cento reflecte também o número de dias de trabalho extra que as mulheres têm de fazer para auferirem a mesma remuneração do que os homens.  

O Dia Europeu sobre a Desigualdade Salarial deste ano, que tem como objectivo chamar a atenção para esta situação na União Europeia, ocorre antes do Dia Internacional da Mulher, que se celebra a 8 de Março.  

A Comissão pretende também apoiar iniciativas em matéria de igualdade de remuneração no local de trabalho, dando como exemplos, a criação de "rótulos da igualdade" e "cartas", bem como a atribuição de prémios, seguindo as orientações de um estudo da UE sobre iniciativas não legisladas que devem ser postas em prática nas empresas.  

mulheres homens igualdade ue salários ordenados ce
Ver comentários