Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

Multibanco em risco

A criação de um único sistema de pagamentos europeu poderá levar à extinção das marcas nacionais, nomeadamente do Multibanco. Se isso acontecer, o número de TPA (Terminais de Pagamento Automático) em Portugal poderá reduzir-se para metade, de acordo com cálculos da SIBS.
30 de Maio de 2007 às 00:00
 A SIBS, que gere o Multibanco, está a preparar uma aliança com sistemas de outros países
A SIBS, que gere o Multibanco, está a preparar uma aliança com sistemas de outros países FOTO: Vítor Mota
A partir de 2011, ano em que estará em funcionamento um único sistema europeu de pagamento (SEPA), os mecanismos nacionais dos países da Zona Euro, vão ter que aceitar e processar transacções transfronteiriças em condições iguais, incluindo de preços, às praticadas nas transacções domésticas. Actualmente, estas transações representam apenas dois por cento das efectuadas por portugueses.
A SIBS está a olhar para a introdução deste sistema único com preocupação e está mesmo a preparar uma aliança com outros sistemas nacionais, nomeadamente com Itália, Espanha e Reino Unido, de forma a preservar as marcas existentes – no caso português o Multibanco – bem como assegurar a manutenção dos serviços já disponíveis.
Se esta aliança não resultar, e os mercados nacionais forem disputados por marcas internacionais, o sistema nacional corre o risco de se extinguir.
A Finlândia, por exemplo, já anunciou que vai abandonar a sua marca doméstica, passando a emitir apenas cartões de marcas internacionais, enquanto a Alemanha está apostada em manter a sua, recordou ontem Manuel Lopes da Cunha, Coordenador do Gabinete de Relações Internacionais da SIBS.
É neste cenário hipotético que Manuel Lopes da Cunha admite a redução “imediata de cerca de 50 por cento do número de TPA em Portugal”. Isto significa passar dos actuais 162 mil terminais instalados em estabelecimentos em todo o País, para cerca de 80 mil.
Outro risco, já admitido, é o pagamento das operações realizadas nos multibancos, que em Portugal são gratuitas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)