Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Negócios Estrangeiros perdem 40 milhões

O Ministério dos Negócios Estrangeiros prevê gastar menos 40 milhões de euros em 2012, uma poupança de 10 por cento conseguida através da revisão da rede de embaixadas e consulados e da reestruturação do Instituto Camões e do IPAD.
17 de Outubro de 2011 às 20:44
Ministério de Paulo Portas vai ter de cortar nos gastos
Ministério de Paulo Portas vai ter de cortar nos gastos FOTO: Lusa

Segundo a proposta de Orçamento do Estado entregue no Parlamento, a despesa total do MNE em 2012 vai ser de 334 milhões de euros, menos 10,6 por cento, ou 40 milhões de euros, em relação ao que foi gasto em 2011. 

A poupança vai ser conseguida através de medidas como a reforma da rede diplomática e consular, o redimensionamento do pessoal do quadro externo, a reestruturação da organização do Instituto Camões e do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) e a redução de consumos intermédios, segundo o documento.  

A proposta de orçamento refere que o MNE prevê reduzir em 21 por cento os seus cargos dirigentes, através de uma reorganização dos serviços ao abrigo do Programa de Redução e Melhoria da Administração Central (PREMAC). 

Metade da despesa consolidada do MNE - 166,9 milhões - destina-se a encargos com pessoal, incluindo-se aqui a rede de ensino de português no estrangeiro, gerida pelo Instituto Camões, e a despesa com agentes da cooperação, a cargo do IPAD.  

A segunda maior fatia da despesa - 88 milhões que correspondem a 26,3 por cento do total - destina-se às transferências correntes, as quais incluem 74 milhões para pagamento de quotas e outras contribuições para as organizações internacionais.  

A proposta refere que o montante para investimentos vai ser de oito milhões de euros, representando um aumento de 100 por cento, a aplicar em projectos em curso relativos à modernização tecnológica da rede consular, o programa netinvest de atracção de investimento e apoio à internacionalização ou a segurança da rede interna do MNE.  

Em termos de distribuição do orçamento do MNE por medidas, 80,1 milhões de euros são canalizados para a Cooperação económica externa.  

negócios estrangeiros psd governo mne orçamento oe2012
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)