Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Noruega recruta 5000

Descoberta de petróleo leva empresa norueguesa a cobiçar engenheiros e técnicos portugueses
17 de Fevereiro de 2012 às 15:00
Sérgio Velasco garante que a Noruega tem uma grande necessidade de engenheiros
Sérgio Velasco garante que a Noruega tem uma grande necessidade de engenheiros FOTO: direitos reservados

Correio da Manhã – A InfoJobs lançou um programa especial para quem quer trabalhar na Noruega. Que razões levaram a isto?

Sérgio Velasco – A Noruega tem, de momento, grande escassez no que toca a determinados perfis profissionais. Além disso, os engenheiros e os técnicos portugueses têm muito boa fama no seu trabalho, pelo que as empresas norueguesas têm muito interesse em contratar estes profissionais qualificados.

– Quantas pessoas se pretende contratar e para que funções?

– Todo este movimento de recrutamento surgiu devido à descoberta de novos poços de petróleo na Noruega. Por causa desta descoberta, prevê-se que este país precise de 5000 engenheiros nos próximos anos. Actualmente, a empresa Bergen Group Rosenberg pede currículos para as diferentes especialidades da engenharia.

– Qual é o tipo de contratos propostos?

– As ofertas que o Bergen Group Rosenberg disponibiliza são para contratos sem termo, a tempo inteiro.

– Que outras ofertas podem ser encontradas no site?

– A InfoJobs é um portal de emprego generalista, o que significa que é possível encontrar todo o tipo de ofertas, independentemente da área: empregados de mesa, pedreiros, médicos, engenheiros ou economistas.

– Quais são as áreas com maior empregabilidade?

– Existem duas áreas que apresentam grandes oportunidades de emprego e carreira. Em primeiro lugar, aquelas profissões que são transversais a qualquer tipo de empresa, independentemente do core business. É o caso de profissões como comercial de vendas e gestor de empresas. Outra área que tem também bastantes ofertas disponíveis é o sector técnico: o campo da informática e telecomunicações, da engenharia e dos técnicos de vários tipos.

– Qual é a característica de um candidato que mais cativa o empregador?

– É cada vez mais importante para as empresas encontrar profissionais que encarnem a filosofia da empresa a 100%. Se um técnico de recursos humanos tiver na mão dois currículos muito parecidos, terá em conta a atitude demonstrada pelos candidatos e se os seus valores se coadunam com aqueles que a empresa promove.

Emprego Infojobs Noruega engenheiro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)