Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Nova ligação entre Alfornelos e Pontinha abre quinta-feira

A Estradas de Portugal abre na quinta-feira uma nova ligação rodoviária entre Alfornelos (concelho da Amadora) e a Pontinha (município de Odivelas), no âmbito do projecto de conclusão da Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL/IC17).
9 de Fevereiro de 2011 às 19:27

Segundo um comunicado da empresa, a ligação entre a Avenida Ruy Luís Gomes, em Alfornelos, e a Avenida 25 de Abril, na Pontinha, tem cerca de  200 metros e vai aproximar as duas freguesias a partir das 12:00, "melhorando as condições de mobilidade e segurança rodoviária e pedonal" na zona.  

Esta é a sexta abertura parcial ocorrida desde Maio de 2009 na obra do último sublanço da CRIL, que terá uma extensão total de 3,6 quilómetros  e será aberto ao trânsito em Abril, tal como anunciado recentemente e confirmado no comunicado.  

O faseamento da empreitada permitiu uma progressiva entrada em funcionamento de vários nós daquela via.  

A CRIL desenvolve-se a norte e no limite da cidade de Lisboa, nos concelhos de Oeiras, Amadora e Odivelas, estendendo-se desde Algés (a poente) até à Ponte Vasco da Gama (a nascente).  

O trajecto do último troço tem sido contestado por moradores e comerciantes de Santa Cruz de Benfica e da Damaia, que se queixam inclusive do impacto ambiental e de assentamentos em moradias provocados pelas escavações, mas as críticas têm sido desvalorizadas pela Estradas de Portugal.  

Em Janeiro, o presidente da empresa, Almerindo Marques, comentou os protestos afirmando que "quem pensa que pode viver na terra sem fazer esforços de solidariedade com certeza que não está a medir todos os interesses envolvidos. Esta obra não podia fazer-se sem algumas incomodidades".  

cril alfornelos pontinha estradas de portugal ep almerindo marques
Ver comentários