Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Nova subida do preço dos combustíveis na próxima semana

O preço do gasóleo e da gasolina volta a subir entre um e dois cêntimos a partir de segunda-feira, na sequência das cotações médias dos dois combustíveis nos mercados internacionais, segundo divulgou fonte do sector esta sexta-feira.
13 de Julho de 2012 às 15:46
O preço médio do gasóleo é, neste momento, de 1,394 euros/litro e a gasolina custa em média 1,605 euros/litro
O preço médio do gasóleo é, neste momento, de 1,394 euros/litro e a gasolina custa em média 1,605 euros/litro FOTO: Miguel Pereira da Silva

Tendo em conta a evolução das cotações nos mercados internacionais, é possível antecipar a subida entre um e dois cêntimos no preço da gasolina e do gasóleo.

De acordo com a informação disponibilizada pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que tem como referência os preços de 2.599 postos de abastecimento em Portugal continental, o preço médio do gasóleo é, neste momento, de 1,394 euros/litro, enquanto a gasolina custa em média 1,605 euros/litro.

A Agência Internacional de Energia (AIE) manteve a previsão de procura de petróleo para 2012 praticamente inalterada, acreditando que haverá um 'congelamento' dos preços e exclui o cenário de um novo aumento que atinja o pico de Março.

Apesar da crise económica, a AIE prevê uma aceleração do crescimento da procura em 2013, com o aumento de um milhão de barris por dia, mesmo que a recuperação económica "moderada" seja menor do que o esperado no próximo ano.

No seu relatório mensal, a AIE espera que a procura em 2012 atinja os 89.900 milhões de barris diários, um pouco abaixo dos 15.000 barris por dia em relação à sua última estimativa, sendo que, para 2013, a previsão é de 90.900 milhões de barris por dia.

Embora reconhecendo que "os fundamentais dos mercados estão claramente distendidos desde o início do ano", a agência acredita que "os riscos de oferta são susceptíveis de provocar, pelo menos, uma estabilidade dos preços em 2012", apesar do acentuado declínio da cotação do petróleo observado nos últimos três meses.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)