Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

Novas medidas de austeridade em Itália até dia 18

O Governo italiano vai adoptar novas medidas de austeridade, com vista a garantir um equilíbrio orçamental no ano de 2013.
10 de Agosto de 2011 às 18:35
Sílvio Berlusconi anunciou um conselho de ministros até dia 18 de Agosto
Sílvio Berlusconi anunciou um conselho de ministros até dia 18 de Agosto FOTO: Reuters

Sílvio Berlusconi, primeiro-ministro italiano, anunciou esta quarta-feira que “com o ministro Tremoni (finanças), tomámos o compromisso de convocar um conselho de ministros até dia 18 de Agosto e talvez nos reunamos nessa data”.

Na reunião de concertação social, que contou com a presença de sindicatos e patronato, o primeiro-ministro de 74 anos, apresentou novas medidas para economizar mais 20 mil milhões de euros, para além de um plano de austeridade de 48 mil milhões de euros para um período de três anos, adoptado em Julho.

O chefe de Governo salientou que Roma pretende incluir rapidamente a “regra de ouro” do equilíbrio das contas públicas.

A única medida divulgada foi a antecipação em um ano, da reforma das prestações sociais (pensões de invalidez, de maternidade e outras). 

Os média garantem que o governo está a preparar cortes nas reformas, a criação de um imposto sobre as grandes fortunas e um aumento do imposto para as residências secundárias.

Recorde-se que a UE e o Banco Central Europeu colocaram como condição para apoiar a Itália, um grande reforço dos pacotes de austeridade, estando o país sujeito a uma forte pressão dos mercados devido à enorme dívida (120% do PIB) e ao fraco crescimento económico. 

itália banco central europeuuemedidas de austeridade conselho de ministrosdívidapib
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)