Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Novo Banco Ásia vendido por 146 milhões a investidores de Hong Kong

Venda de 75% do capital social foi comunicada à CMVM.
Lusa 24 de Maio de 2017 às 17:49
Novo Banco
Novo Banco
António Ramalho é presidente do Novo Banco desde agosto de 2016
Novo Banco
Novo Banco
Novo Banco
António Ramalho é presidente do Novo Banco desde agosto de 2016
Novo Banco
Novo Banco
Novo Banco
António Ramalho é presidente do Novo Banco desde agosto de 2016
Novo Banco

O Novo Banco concretizou a venda de 75% do capital social do Novo Banco Ásia a um grupo de investidores liderado pela Well Link Group, com sede em Hong Kong, por 145,8 milhões de euros, anunciou hoje a entidade.

"O acordo de venda assinado prevê ainda um conjunto de opções de compra e venda, com condições já acordadas, que cobrem os restantes 25% e são exercíveis num prazo até cinco anos, perfazendo um preço total para os 100% de 183 milhões de euros", revelou o Novo Banco no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo a entidade liderada por António Ramalho, a conclusão da primeira fase da transação, nos termos e condições agora definidos, terá um impacto positivo significativo, estimado em 25 a 30 pontos base no rácio de capital 'common equity tier 1' (CET1) do Novo Banco.

"Esta transação representa mais um importante passo no processo de desinvestimento de ativos não estratégicos do Novo Banco, prosseguindo a sua estratégia de foco no negócio bancário doméstico e ibérico", salientou o banco de transição resultante da intervenção das autoridades no antigo Banco Espírito Santo (BES), no verão de 2014.

"No entanto, a manutenção de uma presença acionista do Novo Banco no capital do Novo Banco Ásia nos próximos 5 anos permitirá desenvolver o seu pilar estratégico de apoio à exportação e internacionalização das empresas portuguesas numa zona geográfica tão importante, designadamente em toda a sua componente do 'trade finance'", rematou o banco português.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)