Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

Novo jipe da VW construído na Alemanha

Tal como já se esperava, o novo modelo todo-o-terreno da Volkswagen, Marrakesh, vai ser construído na fábrica que o grupo automóvel alemão tem em Wolksburgo, na Alemanha, e não na Autoeuropa, em Palmela.
27 de Setembro de 2005 às 08:22
Segundo uma fonte oficial do grupo alemão, após negociações com os sindicatos registadas durante esta última noite, foi possível assegurar uma redução dos preços de produção do novo modelo.
Em comunicado, o director da Volkswagen, Wolfgang Bernhard, referiu que o entendimento com os sindicatos permitiu reduzir em cerca de 850 euros o custo de cada unidade produzida, o que viabilizou a escolha de Wolksburgo.
Caso o modelo Marrakesh não fosse produzido na fábrica da Volkswagen na Alemanha, que conta com cerca de 50 mil trabalhadores, isso poria em causa cerca de mil postos de trabalho.
DECISÃO SEM CONSEQUÊNCIAS IMEDIATAS PARA A AUTOEUROPA
Reagindo à notícia de que o novo jipe da Volkswagen vai ser produzido na Alemanha, o coordenador da Comissão de Trabalhadores da AutoEuropa afirmou que isso não terá consequências no curto prazo para a fábrica portuguesa.
De acordo com António Chora, a situação da AutoEuropa está estabilizada para o ano de 2006. Ainda segundo este representante dos trabalhadores, a estrutura que dirige já sabia que o novo modelo não viria para Portugal por “razões políticas”.
Para António Chora, a hipótese da AutoEuropa foi utilizada para lançar os trabalhadores uns contra os outros e levar os trabalhadores alemães a aceitarem reduzir os seus direitos, uma prática de pressão que, diz, a empresa costuma usar.
Na opinião do coordenador da Comissão de Trabalhadores da AutoEuropa, a empresa portuguesa poderá sentir algumas dificuldades em 2007 e 2008, se entretanto não conseguir a ganhar a produção de novos modelos, o que acredita vir a ser possível.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)