Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Novo presidente do IGCP

O Conselho de Ministros aprovou ontem a nomeação de Alberto Azevedo Soares para o cargo de presidente do IGCP – Instituto de Gestão do Crédito Público.
13 de Janeiro de 2006 às 00:00
Franquelim Alves vai para a administração da empresa Cinveste
Franquelim Alves vai para a administração da empresa Cinveste FOTO: Miguel Baltazar, Jornal de Negócios
Alberto Azevedo Soares, que era o director do departamento de mercados financeiros da CGD – Caixa Geral de Depósitos, substitui Franquelim Alves na presidência do IGCP.
Franquelim Alves pediu a exoneração da presidência do Instituto, que exercia desde 2004, e vai fazer parte do conselho de administração da Cinveste. Esta empresa gere as participações de Luís Silva no capital social da PT (2,46 por cento) e da Brisa (2,01 por cento) .
O Instituto de Gestão do Crédito Público gere a dívida pública portuguesa, que, no fim do ano passado, já ultrapassava os cem mil milhões de euros.
No próximo dia 18, às 10h30, o IGCP faz mais um leilão de bilhetes do tesouro, com maturidade a 19 de Janeiro de 2007, no montante indicativo de 750 milhões de euros.
Conforme consta da legislação, a gestão da dívida pública é feita com a emissão de instrumentos para a obtenção de financiamento e outras operações, como amortização antecipada e recompras,
Os certificados de aforro, emitidos de forma contínua, são outra importante fonte de financiamento.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)