Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Número de horas trabalhadas cai na UE em 2020 e Portugal tem a 3.ª maior queda

Diminuição pode ser explicada pelas medidas tomadas em resposta à pandemia de Covid-19.
Lusa 23 de Julho de 2021 às 17:35
Trabalhadores
Trabalhadores FOTO: Getty Images
O número de horas de trabalho efetivo no emprego principal caiu 12% na União Europeia (UE) em 2020 face a 2019, devido a medidas como esquemas de desemprego temporário, com Portugal a registar a terceira maior queda.

Os dados foram hoje divulgados pelo gabinete de estatísticas comunitário, o Eurostat, e revelam que, "em 2020, o número de horas de trabalho efetivo no emprego principal na UE diminuiu 12% quando comparado com 2019".

"Esta diminuição pode ser explicada pelas medidas tomadas em resposta à pandemia de covid-19, que levou muitas pessoas a alternar entre períodos de trabalho e períodos de ausência do trabalho em 2020", explica o organismo, indicando que, "como resultado, mais pessoas trabalharam menos horas do que o habitual e estiveram ausentes dos seus empregos".

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
UE União Europeia Portugal economia negócios e finanças trabalho
Ver comentários