page view

OE2027: Reduzir dívida pública deve ser "foco permanente", refere Joaquim Miranda Sarmento

"A dívida publica é o aspeto mais importante nas nossas contas públicas", o ministro das Finanças.

08 de outubro de 2026 às 17:07

A redução da dívida pública deve ser o "foco permanente" do Governo, disse esta quinta-feira o ministro das Finanças, em conferência de imprensa de apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2027 (OE2027).

"A dívida publica é o aspeto mais importante nas nossas contas públicas", apontou Joaquim Miranda Sarmento, salientando que o que deve ser o foco permanente é continuar a reduzir este indicador.

O ministro sinalizou que no próximo ano, o rácio da dívida poderá já estar abaixo dos 85%, um esforço que deve continuar, defendeu.

Miranda Sarmento recordou que em outubro de 2024, o Governo entregou o Plano Orçamental-Estrutural Nacional de Médio Prazo (POENMP) a Bruxelas, onde foi acordada uma trajetória da dívida, sendo que o país está a ter um desempenho melhor do que o previsto.

"Estamos quatro pontos percentuais melhor do que a trajetória acordada com a Comissão Europeia", notou, o que "dá confiança aos mercados".

O Governo entregou esta quinta-feira na Assembleia da República a proposta de Orçamento do Estado para 2027, antes do prazo previsto por lei.

A proposta de Orçamento prevê um crescimento da economia de 2,3% este ano e de 2,1% em 2027 e contas equilibradas este ano e um excedente de 0,1% em 2027.

A proposta vai ser discutida e votada na generalidade entre 27 e 28 de outubro. A votação final global está marcada para 24 de novembro, após o processo de debate na especialidade.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a sua rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8