Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Opel da Azambuja entrega proposta à GM

A comissão de trabalhadores da fábrica da Opel na Azambuja já entregou uma proposta para retomar as negociações com a GM Europa, embora não haja ainda uma data marcada para o efeito.
22 de Agosto de 2006 às 00:00
“Entregámos uma proposta ao Fórum Europeu de empregados da GM Europa, que inclui responsáveis sindicais e das comissões de trabalhadores de toda a Europa e em que exigimos, nomeadamente, da administração da General Motors, que assuma os compromissos sociais até 2009”, informou ontem Luís Figueiredo, coordenador da comissão sindical da GM Portugal.
O dirigente sindical disse também esperar que as negociações sejam retomadas esta semana, embora não haja, por enquanto, “uma data marcada”.
Nos compromissos que os trabalhadores querem ver cumpridos incluem-se vencimentos e seguros de saúde, entre outros, sem esquecer as indemnizações. Por outro lado, querem que a GM garanta os postos de trabalho naquela zona, caso as instalações ou terrenos sejam adquiridos por outro investidor ou caso a General Motors mantenha alguma actividade na Azambuja.
A data de 2009 deve-se ao facto de sempre ter sido essa a data apontada pela GM para manter as instalações da Azambuja em actividade. Com o Estado, o compromisso estabelecido termina em 2008.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)