Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

OPERADORAS BRITÂNICAS OBRIGADAS A BAIXAR PREÇOS

A entidade reguladora de telecomunicações britânica, Oftel, advertiu as companhias de telefones móveis que operam naquele país de que devem reduzir os preços das chamadas telefónicas nas suas redes.
22 de Janeiro de 2003 às 19:59
O anúncio realizado hoje pela Oftel surge na sequência de uma investigação por parte da Comissão de Concorrência, levada a cabo durante o ano de 2002, iniciada depois das operadoras de telefones móveis ter recusado a redução de custos porposta pela Oftel em 2001.

A proposta da entidade reguladora britânica estima que o custo de algumas chamadas deve sofrer reduções até 30% nos próximos três anos, uma medida que pode poupar aos consumidores 190 mil libras em cada ano até 2006. Segundo a Oftel, as operadores estão a cobrar em excesso os seus clientes, chegando a taxas de 40%, nas chamadas para diferentes redes telefónicas.

A Oftel garantiu que as operadoras vão ter de cumprir uma redução de cerca de 15% nos preços cobrados pela ligação de chamadas a redes móveis, a partir de 25 de Julho próximo.

Algumas dos operadoras de telefones móveis britânicos já avançaram protestos contra a decisão anunciada. Avodafone considerou que a medida proposta pela Oftel tem falhas, e que vai procurar dar uma resposta judicial à proposta da entidade reguladora.
Ver comentários