Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Oposição fala de atrasos nos reembolsos do IRS

Os reembolsos do IRS estão a "decorrer com toda a normalidade", garantiu esta terça-feira o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, em resposta a questões sobre atrasos nas devoluções levantadas por deputados da oposição.
26 de Junho de 2012 às 18:57
Reembolsos do IRS
Reembolsos do IRS FOTO: Jorge Paula / Correio da Manhã

"É importante referir que o processo está a decorrer com toda a normalidade. Desde o primeiro momento que o Governo assumiu que seria dada prioridade às declarações entregues pela Internet, e isso é o que está a ser feito", disse Paulo Núncio, que acompanhava o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, numa audiência da comissão parlamentar do Orçamento.

"Segundo dados da Autoridade Tributária, no mês de Junho, já foram efectuados reembolsos de cerca de 1350 milhões de euros a 1,7 milhões de famílias", disse Núncio.

O deputado comunista Paulo Sá não ficou satisfeito com as justificações do secretário de Estado, notando que o PCP tem recebido "inúmeras queixas de cidadãos" sobre atrasos nos reembolsos.

O deputado do Bloco de Esquerda Pedro Filipe Soares notou que o IRS é o único dos principais impostos cuja evolução foi positiva nos primeiros meses deste ano. "Isso deve-se ao atraso nos reembolsos e ao efeito da sobretaxa extraordinária [sobre o subsídio de Natal] do ano passado? Para quando é que haverá uma resolução nos atrasos dos reembolsos do IRS?", questionou Soares.

Reembolsos IRS oposição Governo atrasos Finanças deputados
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)