Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Os bancos que chumbaram nos testes de stress

Um banco alemão, um grego e sete caixas espanholas falharam nos resultados dos testes de stress divulgados esta sexta-feira pelo Comité de Reguladores Bancários Europeu (CEBS, sigla em inglês).
23 de Julho de 2010 às 18:31
Chumbos não implicam a falência de qualquer um destes bancos
Chumbos não implicam a falência de qualquer um destes bancos FOTO: D.R.

O banco alemão Hypo Real Estate Holdings, totalmente nacionalizado, o Agricultural Bank of Greece (ATEbank), e as 'cajas' espanholas Diada, Cajasur, Espiga, Unnim e Banca Cívica foram as instituições que falharam nos testes.  

Quanto ao banco alemão, já várias notícias durante a semana davam conta de que o banco não passaria os testes.  

O ATE bank, da Grécia, já veio a público dizer que vai aumentar o seu capital, por forma a cumprir com os requisitos necessários para sobreviver em clima adverso.  

Os bancos foram sujeitos a testes sob dois cenários diferentes, um cenário  de referência e um de clima muito adverso, adaptados a cada um dos países. 

Os bancos que falharam em resistir aos testes foram os que cujo rácio  de capital 'Tier 1' não aguentou acima dos 6 por cento.  

O CEBS alertou, no entanto, que os resultados não implicam no entanto a falência de qualquer um destes bancos, uma vez que têm um rácio de capital  Tier 1 acima dos 4 por cento, como exigido pelos reguladores europeus.  

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)