Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

OS DEZ MAIORES CONSUMIDORES DE VINHO NACIONAL

O vinho português, excluindo o da Madeira e o do Porto, conquista cada vez mais consumidores internacionais, inclusive chineses. Aliás, a Cooperativa de Santa Marta de Penaguião vai exportar 15 mil garrafas de tinto (reserva de 1999) para a China.
11 de Novembro de 2002 às 00:09
Esta é a primeira venda significativa da Cooperativa duriense ao mercado chinês, onde estão também a penetrar vinhos de outras regiões portuguesas. No ano passado, o Reino Unido foi o mercado que mais absorveu vinho produzido em Portugal, num total de 20 milhões de euros.

Em segundo lugar, os Estados Unidos da América, que nos compraram vinho num valor superior a 15 milhões de euros.

O terceiro maior mercado da exportação vinícola portuguesa é o brasileiro, com compras de cerca de 12 milhões de euros. Seguem-se os seguintes países: Angola, com 11,5 milhões de euros; Alemanha, com mais de 11 milhões; França, com nove milhões; Bélgica e Luxemburgo, com oito milhões de euros. O vinho português tem ainda os seguintes bons mercados: Canadá, 7,5 milhões de euros; Suécia, sete milhões; Dinamarca, seis milhões.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)