Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

“Pacto com as PME é propaganda política”

Augusto Morais,Pres.das PME sobre proposta de Sócrates
6 de Julho de 2009 às 00:30
“Pacto com as PME é propaganda política”
“Pacto com as PME é propaganda política”

Correio da Manhã –O primeiro-ministro propôs um pacto entre o Estado e as Pequenas e Médias Empresas (PME) para aumentar as exportações. Como vê esta proposta?

Augusto Morais – É propaganda política. Portugal não tem condições nem capacidade de endividamento para executar um programa de internacionalização das empresas. A mim o senhor primeiro-ministro não ilude e desafio-o a explicar aonde vai buscar o dinheiro. Porque não há verbas previstas no Orçamento de Estado.

– Que medidas poderiam ajudar as PME neste momento de crise económica?

– As PME precisam de uma espécie de Plano Mateus, que permita a negociação das dívidas e o pagamento dos impostos de forma faseada. Os procedimentos extrajudiciais de conciliação não resultam porque são exigidas garantias aos empresários. Como é que uma empresa em dificuldades e com bens penhorados dá garantias? 98% dos casos são fracassados.

– Os problemas das PME são essencialmente de tesouraria?

– Não precisamos de crédito, porque isso aumentaria o nosso endividamento. Mas o mês de Julho é de grande asfixia. Há que pagar os salários, os subsídios de férias, os fornecedores e o Pagamento Especial por Conta.

Ver comentários