Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Pais do Amaral compra editora

O empresário Miguel Pais do Amaral comprou ontem a Texto Editores, a segunda maior editora de livros escolares. Os valores do negócio não foram revelados, mas a facturação da Texto terá rondado, na totalidade, cerca de 30 milhões de euros, em 2006.
6 de Março de 2007 às 00:00
Pais do Amaral acredita em potencial crescimento do mercado dos livros
Pais do Amaral acredita em potencial crescimento do mercado dos livros FOTO: Jorge Paula
“O grande potencial de crescimento do sector editorial” é apontado, segundo uma fonte próxima do empresário, como a grande motivação para Pais do Amaral ter comprado a Texto Editores a Manuel Ferrão, o accionista maioritário.
Pais do Amaral e Nicolas Berggruen finalizaram na última semana a aquisição do capital social do Grupo Texto Editores. A gestão da empresa será liderada por Pais do Amaral, que assume a presidência do Conselho de Administração, e Isaías Gomes Teixeira, que assumirá o cargo de CEO.
O mercado dos livros escolares português é dominado pela Porto Editora, que facturou cerca de 69 milhões de euros em 2006. Em segundo lugar, está a Texto Editores, com facturação da ordem dos 30 milhões de euros.
Nos últimos anos, duas outras editoras têm ganho protagonismo no mercado dos livros escolares: a Areal e a Asa.
Pais do Amaral e Nicolas Berggruen venderam recentemente a sua participação na Media Capital ao grupo espanhol Prisa.
Detendo já a empresa Santillana, o grupo Prisa era dado, em 2006, como interessado em expandir o seu mercado editorial em Portugal, de acordo com fontes do sector.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)