Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Paquistão poderá enviar enfermeiras qualificadas para Portugal

O presidente Asif Ali Zardari e o primeiro-ministro português José Sócrates decidiram esta terça-feira constituir um grupo de trabalho conjunto para estudar a possibilidade de enviar enfermeiros qualificados para Portugal. Os líderes dos dois países estiveram reunidos à margem da Cimeira Mundial de Energia que decorre desde segunda-feira em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
18 de Janeiro de 2011 às 17:35
José Sócrates esteve reunido com o líder paquistanês Asif Ali Zardari
José Sócrates esteve reunido com o líder paquistanês Asif Ali Zardari FOTO: Lusa/Miguel A. Lopes

O presidente paquistanês defendeu a capacidade do seu país em formar profissionais de enfermagem para trabalharem em Portugal e noutros países da Europa e do Médio Oriente. Uma cooperação que pode beneficiar tanto Portugal como o Paquistão, defendeu Asif Ali Zardari.

O presidente paquistanês considerou que as relações entre os dois países são multifacetadas e amigáveis, caracterizando-se pelo respeito mútuo e interesses comuns, recordando que os Estados se apoiaram mutuamente nas candidaturas a vários cargos nas Nações Unidas e em organismos internacionais.

Entre os vários assuntos de interesse comum apontados pelos líderes dos dois países conta-se a situação no Afeganistão e a cooperação bilateral no sector energético, assim como o pedido feito pelo Paquistão para concessão de condições especiais nas exportações para a União Europeia, o qual Portugal apoiou.

A este propósito, o presidente paquistanês solicitou o apoio de Portugal nas negociações em curso com a União Europeia.

Ambas as partes identificaram ainda várias áreas de cooperação no domínio comercial, como os lanifícios, peles e produtos de pele, tecidos, têxteis sintéticos, cutelaria, atoalhados, calçado, instrumentos cirúrgicos, produtos químicos, mobiliário, mármores e ónix, arroz, pronto a vestir, camisaria e maquinaria industrial, entre outros.

José Sócrates sublinhou, por sua vez, a necessidade de se aprofundarem ainda mais as relações bilaterais entre os dois países e reconheceu o papel do Paquistão na luta contra o terrorismo.

paquistao sócrates enfermeiros cooperação abu dhabi Cimeira Mundial de Energia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)