Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

PARPÚBLICA PRESCINDE DE DIVIDENDOS

A holding estatal Parpública decidiu prescindir de parte dos dividendos da Galp relativos ao exercício de 2004 a favor da Petrocer, para que esta possa vir a adquirir, em Julho de 2005, mais 7,45 por cento do capital da petrolífera portuguesa.
29 de Julho de 2004 às 10:24
PARPÚBLICA PRESCINDE DE DIVIDENDOS
PARPÚBLICA PRESCINDE DE DIVIDENDOS FOTO: d.r.
Esta forma de financiamento, divulgada na edição desta quinta-feira do jornal “Diário de Notícias”, envolve 150 milhões de euros e está a gerar forte contestação por parte dos outros dois consórcios que concorreram à compra da petrolífera, Grupo Mello e Luso-Oil.
A contestação à decisão tomada pelo Estado decorre do facto de a Petrocer só se tornar verdadeiramente accionista da Galp no início de 2005, pelo que não deveria ter direito a receber dividendos relativos ao exercício do ano anterior, criticando esta forma de financiar um privado.
De acordo com o que refere o DN, o Grupo Mello e a Luso-Oil consideram que a holding estatal está “a renunciar aos dividendos ordinários a que tem direito e com eles a financiar a aquisição de uma participação de um grupo privado na petrolífera”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)