Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Particulares arriscam perder investimento no Novo Banco

Valores dizem respeito às obrigações seniores.
5 de Janeiro de 2016 às 19:22
Novo Banco
Novo Banco FOTO: Ricardo Pereira

Os clientes particulares com obrigações seniores do Novo Banco que passaram para o BES poderão perder o investimento que fizeram, segundo o esclarecimento dado esta terça-feira pelo Banco de Portugal.

A 29 de dezembro, o Banco de Portugal anunciou a passagem para o 'banco mau', BES, das obrigações não subordinadas ou seniores destinadas a investidores institucionais (como fundos de investimento, públicos ou privados) que ficaram no Novo Banco aquando do resgate BES, em agosto de 2014.

Com esta medida - que reverteu a que tinha sido tomada após a resolução do BES, quando o Banco de Portugal decidiu não imputar perdas aos credores seniores passando a dívida não subordinada do BES para o Novo Banco -, o capital do Novo Banco foi reforçado em 1.985 milhões de euros, permitindo-lhe assim cumprir as exigências regulamentares.

Entretanto, apesar de essas emissões terem sido inicialmente destinadas a investidores institucionais, surgiu a dúvida sobre se essas obrigações não teriam sido vendidas a investidores particulares e o que aconteceria neste caso.

O que se passa é que o BES - o 'banco mau' que ficou com os chamados ativos 'tóxicos' do ex-BES - deverá não ter meios de assegurar o reembolso do capital e a remuneração dos juros das obrigações em causa, pelo que os investidores dessas obrigações arriscam perder o dinheiro.

Novo Banco BES Banco de Portugal serviços financeiros
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)