Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Passos Coelho opõe-se a diminuição de soberania da Grécia

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho considerou, nesta segunda-feira, em Bruxelas que "existem melhores maneiras" de a União Europeia garantir que o apoio que presta à Grécia será bem concretizado do que através da diminuição da soberania de Atenas.
30 de Janeiro de 2012 às 22:19
Apontando que "a situação portuguesa não foi discutida", o primeiro-ministro revelou que só no final do Conselho Europeu houve oportunidade de se ouvir um ponto da situação
Apontando que 'a situação portuguesa não foi discutida', o primeiro-ministro revelou que só no final do Conselho Europeu houve oportunidade de se ouvir um ponto da situação FOTO: EPA

Falando no final de um Conselho Europeu no qual, disse, a situação grega foi discutida apenas no final, o primeiro-ministro considerou que a proposta, avançada pela Alemanha, de colocar a Grécia sob uma vigilância orçamental comunitária não é o melhor caminho, nem para a UE, nem para a Grécia.

"Creio que existem melhores maneiras de a UE garantir que o apoio que presta à Grécia será bem concretizado e de a própria Grécia ganhar mais confiança na execução do seu próprio programa", afirmou o primeiro-ministro português.

Passos Coelho escusou-se a adiantar de que outras formas podem ser dadas essas garantias, insistindo apenas que "há com certeza melhores maneiras de garantir", dos dois lados, que os resultados sejam alcançados.

Apontando que "a situação portuguesa não foi discutida", o primeiro-ministro revelou que só no final do Conselho Europeu houve oportunidade de se ouvir um ponto da situação do que se está a passar com o novo programa da Grécia e a renegociação (de Atenas) com credores privados que antecederá esse segundo programa.

"Existe em toda a UE um desejo claro de que esse processo se possa encerrar o mais depressa possível. A situação grega continua a ser, ao fim de todo este tempo, o principal factor de instabilidade", disse.

passos coelho bruxelas grécia alemanha zona euro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)