Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Passos vai ouvir PS sobre programa cautelar

No debate quinzenal, o primeiro-ministro diz que vai ouvir o principal partido da oposição para, em altura própria, decidir em que condições Portugal sairá do programa de assistência financeira.
17 de Janeiro de 2014 às 11:40
economia, assistência, fincanceira, portugal, programa, cautelar, passos, coelho, debate, quinzenal
economia, assistência, fincanceira, portugal, programa, cautelar, passos, coelho, debate, quinzenal FOTO: Lusa

O debate quinzenal no Parlamento abriu, esta sexta-feira, com a intervenção de Heloísa Apolónia, do partido 'Os Verdes', que levantou questões relacionadas com Saúde e Educação. A deputada questionou ainda Pedro Passos Coelho sobre a possibilidade de um programa cautelar.

Em resposta, o primeiro-ministro afirmou que "o Pais tem enfrentado restrições muito importantes, às quais tem tentado responder com as políticas mais relevantes do ponto de vista social. Tentamos proteger os que menos condições e recursos apresentam, sendo vítimas da crise económica”.

Quanto ao programa cautelar, Passos afirmou que já foi “muito claro, em mais do que que uma ocasião", negando que este já esteja a ser preparado. O primeiro-ministro fez referências a vários dados positivos e mostrou-se confiante que Portugal pode dispensar novo resgaste, uma nova ajuda externa.

Passos Coelho lembrou também que a Irlanda decidiu as condições em que saiu do programa de assistência financeira um mês antes de terminar. Em Portugal, o Governo não deixará de decidir na altura própria, chamando o PS a posicionar-se sobre essa questão.

economia assistência fincanceira portugal programa cautelar passos coelho debate quinzenal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)