O debate quinzenal no Parlamento abriu, esta sexta-feira, com a intervenção de Heloísa Apolónia, do partido 'Os Verdes', que levantou questões relacionadas com Saúde e Educação. A deputada questionou ainda Pedro Passos Coelho sobre a possibilidade de um programa cautelar.
Em resposta, o primeiro-ministro afirmou que "o Pais tem enfrentado restrições muito importantes, às quais tem tentado responder com as políticas mais relevantes do ponto de vista social. Tentamos proteger os que menos condições e recursos apresentam, sendo vítimas da crise económica”.
Quanto ao programa cautelar, Passos afirmou que já foi “muito claro, em mais do que que uma ocasião", negando que este já esteja a ser preparado. O primeiro-ministro fez referências a vários dados positivos e mostrou-se confiante que Portugal pode dispensar novo resgaste, uma nova ajuda externa.
Passos Coelho lembrou também que a Irlanda decidiu as condições em que saiu do programa de assistência financeira um mês antes de terminar. Em Portugal, o Governo não deixará de decidir na altura própria, chamando o PS a posicionar-se sobre essa questão.