Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

Pedido de ajuda da Grécia já é oficial

A Grécia já oficializou o pedido de apoio financeiro ao país à União Europeia (UE) e ao Fundo Monetário Internacional (FMI) no valor de 45 mil milhões de euros.
23 de Abril de 2010 às 11:57
O primeiro-ministro grego afirmou que é "uma questão de necessidade nacional"
O primeiro-ministro grego afirmou que é 'uma questão de necessidade nacional' FOTO: Reuters

Numa comunicação ao país transmitida pela televisão grega, o primeiro-ministro George Papandreou informou que é “uma questão de necessidade nacional pedir oficialmente” a activação do apoio financeiro à UE e ao FMI, pois se não o fizesse todos os esforços do país em reduzir o défice orçamental seriam em vão já que o aumento dos custos da dívida atingiu níveis insuportáveis.

 

A oficialização do pedido de ajuda surge depois de os juros da dívida pública (de quase 300 mil milhões de euros) ultrapassarem os 11 por cento e de a agência de notação financeira Moody’s ter cortado o ‘rating’ da dívida grega e afirmar que está a considerar novos cortes.

 

Após o anúncio do primeiro ministro grego, os juros dos títulos de  dívida com maturidade a dois anos desceram 82 pontos base para 9,48 por  cento, enquanto o euro quebrou uma série de seis dias de quedas e passou  a subir 0,1 por cento, para 1,3309 dólares, de acordo com informações da agência Lusa.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)