Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

PEDRO SENA: SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA ÓPTICA DO CLIENTE

Pedro Sena, director-geral adjunto da tecnológica IT ON TIME, está preocupado com o pessimismo. E exorta a “arregaçar as mangas, ir ao trabalho, produzir, regermo-nos por critérios de produtividade nas empresas portuguesas e ir para a frente”.
11 de Maio de 2003 às 00:00
Correio da Manhã – Porque surgiu a IT ON TIME?
Pedro Sena – Somos uma empresa consultora de sistemas de informação. A IT ON TIME nasceu por iniciativa dalgumas pessoas com alguma experiência que estiveram em multinacionais. Eu vim duma das dez maiores multinacionais espanholas. As pessoas que fizeram a IT ON TIME sentiram que havia algo a fazer relativamente ao mercado português na área das tecnologias de informação. Havia um descontentamento muito grande de tudo o que eram empresas da área tecnológica.
– Porquê, esse descontentamento?
– Porque há três, quatro anos, se falava de Internet e começaram a aparecer muitas empresas no sector que se pensava ser o negócio das patacas. Mas não havia conceitos de gestão, não havia conceitos de negócio. A aplicação das tecnologias não era enfocada no negócio dos clientes, que é o importante. Queremos ter algum papel pedagógico, razão por que fazemos trabalho de investigação e inovação. Todos os nossos projectos são desenvolvidos sempre em função do negócio do cliente.
– Além do combate a esse descontentamento, que é que caracteriza a IT ON TIME?
– A empresa, que ainda não tem um ano, surgiu num momento de crise, em que toda a gente dizia que o melhor era não fazer nada, que as empresas portuguesas estavam sem dinheiro, que não havia rumo. Nós dissemos o contrário. Que interessa aos empresários portugueses, às pessoas com responsabilidade de decisão, estar sempre com esse tipo de discurso? O que interessa é arregaçar as mangas, ir ao trabalho, produzir, regermo-nos por critérios de produtividade nas empresas. Quanto ao que nos caracteriza, queremos ser reconhecidos pela especialização do conhecimento. Especialização porque queremos trabalhar, investigar, inovar, melhorar no que é a nossa área de negócio. Conhecimento porque só havendo conhecimento associado à especialização é que podemos contribuir com algo de positivo. Regemo-nos pelos seguintes valores: rigor, qualidade, cumprimento de prazos. Diariamente, avaliamos tudo o que fazemos. Não damos nada como certo, procuramos sempre melhorar. Outro erro cometido é, muitas vezes, as empresas não se adaptarem ao mercado, querendo que o mercado se adapte a elas.
– Por tais características, a IT ON TIME foi incumbida de criar o sítio electrónico da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação?
– É o reconhecimento do trabalho que a IT ON TIME tem desenvolvido, baseado no conhecimento, no rigor, no profissionalismo, na qualidade. Os objectivos e preocupações da COTEC são os mesmos que os nossos. Existe um trabalho muito importante de credibilização a fazer, e isso custa. A IT ON TIME também está envolvida na criação duma “holding”, que vai ter alguma importância em Portugal e expandir-se para Espanha. Na “holding”, portuguesa, estão também o grupo Mercabolsa e um forte grupo empresarial com produtos na área financeira.
PERFIL
Pedro Sena tem 28 anos e um currículo tão vasto que é impossível darmo-lo a conhecer aos leitores. Nasceu para o que faz: gestão empresarial diferente, tendo na mira o desenvolvimento com empenho, capacidade produtiva e dedicação de todo o corpo da empresa. Atributos que considera necessários para se fazer obra. Como director-geral adjunto da IT ON TIME, empresa portuguesa a estudar por qualquer universidade internacional, é um dos que estão no projecto da nova “holding” em Portugal.
B.I.
A IT ON TIME nasceu em Portugal no Verão de 2002. Começou com seis pessoas com experiência profissional em multinacionais e conhecedoras do mercado mundial tecnológico. Os primeiros passos foram dados com o apoio da estrutura da NNC Web-Multimedia. Mas, de repente, a IT ON TIME afirmou-se como inovadora, quer nas soluções tecnológicas quer como as aplica nas empresas. Hoje, a IT ON TIME,
cujo lema é rigor, qualidade, cumprimento de prazos, auto-avaliação constante, tem 30 funcionários. Baseando-se na especialização do conhecimento,
presta serviços informáticos para a rendibilidade
e crescimento na óptica do cliente. Agora, criou
o sítio electrónico da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)