Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Persistir

O Estado quer tornar-se também uma pessoa de bem, que honra os seus compromissos
24 de Fevereiro de 2012 às 01:00
Emprego, Almeida Henriques
Emprego, Almeida Henriques

No actual momento de emergência, Portugal não está em condições de reproduzir a célebre máxima, segundo a qual "é preciso que alguma coisa mude para que tudo fique na mesma". Muito pelo contrário. O desafio que nos interpela não é tão-pouco o da sobrevivência, mas o da mudança para um novo paradigma, de sustentabilidade e competitividade.

O passado recente tornou a economia portuguesa e o seu mercado de trabalho alvos desprotegidos, sem defesas, de uma crise gigante e sem fronteiras. Para essa vulnerabilidade muito contou o descontrolo da despesa pública, o elevado endividamento, a baixa competitividade e produtividade das empresas e do trabalho, e o profundo desequilíbrio entre o que compramos e vendemos lá fora.

A situação do País reclama persistência e tenacidade. Sete meses volvidos sobre a tomada de posse do Governo, está em curso um alargado conjunto de reformas de importância vital. São os casos das leis do trabalho, do arrendamento e da concorrência, do PREMAC, da reforma da administração judicial, do programa REVITALIZAR e do novo código das insolvências e recuperação de empresas. Também o sector empresarial do Estado, pesado e caro, está sob reestruturação. E ser-lhe-á dada racionalidade e disciplina.

O Estado quer tornar-se também uma pessoa de bem, que honra os seus compromissos. Os resultados já se fazem sentir. Entre Janeiro e Dezembro, as dívidas por pagar há mais de 90 dias caíram 400 milhões de euros.

A credibilidade de Portugal será recuperada à conta das reformas que empreendermos. A tornar as nossas finanças e políticas mais sustentáveis e as nossas empresas mais competitivas. Como dizia Chaplin, "a persistência é o caminho do êxito". Eu subscrevo.

Emprego Almeida Henriques
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)