Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Perturbações na circulação de comboios

A CP está a alertar para a possibilidade de "fortes perturbações e supressões" na circulação de comboios na próxima semana devido à greve convocada pelos sindicatos do setor e divulgou os serviços mínimos decretados pelo Tribunal Arbitral.
2 de Março de 2013 às 12:04

Na quarta e quinta-feira esperam-se "fortes perturbações e supressões em todos os serviços" devido à greve, convocada pelos sindicatos do setor ferroviário, refere a empresa em comunicado.   

Prevêem-se também atrasos e supressões na terça-feira ao final do dia e na manhã de sexta-feira nos serviços urbanos, regional e inter-regional, acrescenta.

A CP divulgou os serviços mínimos decretados pelo Tribunal Arbitral, do Conselho Económico e Social, para assegurar ligações dos serviços Internacional e Intercidades, Regionais e Urbanos de Coimbra, Urbanos de Lisboa e Urbanos do Porto, que podem ser consultados no site da empresa (www.cp.pt).

A CP alerta que durante o período de greve não serão cobradas taxas de reembolso ou de revalidação sobre os comboios suprimidos em virtude da greve, nos serviços de longo curso e regionais, e que não serão disponibilizados transportes alternativos.

Os sindicatos e comissões de trabalhadores do setor ferroviário anunciaram no passado dia 15 de fevereiro uma greve para 06 de março na CP e na CP Carga, tendo também decidido a mesma forma de luta na REFER para o dia seguinte.

A escolha das datas prendeu-se com a intenção de inserir estas greves na semana de luta do setor dos transportes, marcada para a primeira semana de março, e que, de acordo com o sindicalista, "culminará no dia 09 de março com uma manifestação do setor em Lisboa".

Segundo a CP, em 2012 foram suprimidos, por motivos de greve, 30.445 comboios o que representou 7% dos comboios programados.

No último ano, as receitas do tráfego diminuíram um milhão de euros, para 211 milhões de euros, o que foi justificado com a perda de 11,4% de passageiros, a que a empresa considera que "não foi alheio o elevado número de greves que ocorreram durante todo o ano, com especial significado no último trimestre".

CP comboios perturbações circulação greve
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)