Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

Pesqueiro português retido no Canadá

A embarcação de pesca portuguesa "Santa Mafalda" foi apresada domingo pelas autoridades canadianas por alegadamente ter pescado em Maio de 2003 em águas da Zona Económica Exclusiva canadiana.
31 de Maio de 2005 às 14:35
Na altura, o pesqueiro estava apenas 150 metros dentro da zona pesqueira canadiana. O capitão do barco, José Taveira da Mota, foi algemado, após uma operação "aparatosa" com a entrada de seis militares no barco, que foi seguido até ao porto de St.John´s, na Terra Nova, por duas outras embarcações e acompanhado por um avião.
O armador do barco pagou 10 mil dólares para libertar o capitão do barco, desconhecendo ainda o valor que as autoridades pedem para soltar a embarcação detida.
MINISTRO CONSIDERA EXCESSIVO
O ministro da Agricultura e Pescas, Jaime Silva, considerou hoje excessiva e injustificável o apresamento da embarcação portuguesa "Santa Mafalda" .
"Esperamos que as autoridades canadianas actuem em conformidade com o que tem sido a boa colaboração entre as duas partes", disse o ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas aos jornalistas, em Bruxelas.
Jaime Silva também acha estranho ter estado reunido com o embaixador do Canadá em Lisboa há duas semanas e este não lhe ter comunicado a existência de qualquer problema.
PROTESTO IBÉRICO
As associações de armadores de pescas portuguesas e espanholas reúnem-se hoje, na Gafanha da Nazaré, para manifestar a uma só voz a “estranheza” pelo que se passou com o ‘Santa Mafalda’ e fazer uma denúncia conjunta “das verdadeiras intenções dos canadianos”. Esta posição segue-se a uma declaração pública do ministro da Agricultura e Pescas, Jaime Silva, que ontem considerou excessivo e injustificável o apresamento, até porque se trata de uma alegada infracção de 2003. “Esperamos que as autoridades canadianas actuem em conformidade com o que tem sido a boa colaboração entre as suas partes”, refere o governante, lembrando que ainda há duas semanas esteve reunido com o embaixador do Canadá em Lisboa e este não lhe comunicou a existência de qualquer problema.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)