Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Petição avança

O que une figuras como Miguel Sousa Tavares, Helena Roseta, Carlos do Carmo, Carlos Horta e Costa, Pedro Ferraz da Costa e Rui Veloso? A ampliação do terminal de contentores de Alcântara, em Lisboa. O movimento está lançado, liderado pelo escritor Miguel Sousa Tavares, e hoje é dado o pontapé de saída, na Doca de Santos, para uma petição contra o aumento da capacidade do Porto de Lisboa que permitirá receber um milhão de contentores contra os actuais 350 mil.

27 de Outubro de 2008 às 00:30
Movimento alerta para revolução nas docas de Lisboa
Movimento alerta para revolução nas docas de Lisboa FOTO: Jorge Paula

O movimento alerta para o facto de os dois terminais para cruzeiros poderem vir a ser eliminados. Além de aumentar a carga de transporte para a própria cidade face à necessidade de escoamento dos contentores. O próprio alargamento de prazos de concessão da gestão à empresa Liscont, ainda não assinado e sem concurso público, está a merecer particular atenção do Tribunal de Contas, conforme noticiou o ‘Sol’.

Recorde-se que um decreto-lei do Governo permite à Liscont uma concessão do Porto até 2042, bem para lá de 2015, o prazo já previsto. O deputado do PSD Luís Rodrigues, que participa neste movimento como cidadão, já pediu uma apreciação parlamentar do decreto.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)