Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

PIB espanhol cai 0,3%

O produto interno bruto (PIB) da Espanha recuou 0,3% no último trimestre do ano passado face ao período entre Julho e Setembro, deixando o crescimento de 2011 em 0,7%, anunciou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística de Espanha.
30 de Janeiro de 2012 às 10:30
Governo de Mariano Rajoy tem um grave problema económico para resolver
Governo de Mariano Rajoy tem um grave problema económico para resolver FOTO: Reuters

O INE espanhol explica a queda da actividade com um com “uma contribuição mais negativa” da procura interna, que foi apenas parcialmente compensada com as vendas ao exterior, que cresceram face ao trimestre precedente.

Entre Outubro e Dezembro, o PIB espanhol foi 0,3% superior ao do mesmo período de 2010, o que representa uma queda de 0,5 pontos percentuais do crescimento homólogo.

Esta é a primeira vez que a economia espanhola recua desde o último trimestre de 2009, depois de a variação do PIB em cadeia (face ao período precedente) tinha já sido nula no terceiro trimestre.

Este cenário vem ao encontro da ideia de que o país, que é o maior cliente de Portugal, está também a caminho de mais uma recessão. O Banco de Espanha prevê para este ano uma recessão de 1,5% e que o desemprego atinja 23,4% da população activa.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)