Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

PIB: Zona euro recuou 4,9% no primeiro trimestre

A economia da zona euro sofreu uma quebra de 4,9 por cento no primeiro trimestre de 2009, face ao anterior, a maior queda dos últimos anos, confirmou o Eurostat esta quarta-feira. Em Portugal, a economia também recuou 3,7 por cento em comparação com o ano passado, tendo registado o pior resultado desde 1997.
8 de Julho de 2009 às 14:37
PIB: Zona euro recuou 4,9% no primeiro trimestre
PIB: Zona euro recuou 4,9% no primeiro trimestre FOTO: d.r.

Segundo as estimativas publicadas hoje pelo Eurostat, a situação económica também se agravou face ao trimestre anterior, com o Produto Interno Bruto (PIB) português a sofrer uma quebra de 1,6 por cento, enquanto a zona euro recuou 2,5 por cento.

 

 

De acordo com o 'Jornal de Negócios', no último trimestre de 2008 o PIB nacional tinha registado uma quebra de 1,8 por cento, acompanhando a recessão verificada nos países que utilizam a moeda única.

 

 

Segundo o gabinete de estatísticas europeu, a contracção da zona euro deve-se ao declínio de 0,5 por cento do consumo privado, a quebra de 4,1 por cento nos investimentos e a redução de 8,8 por cento registada nas exportações.

As últimas estimativas do Banco Central Europeu, divulgadas no início de Junho indicam que a economia da zona euro deverá sofrer uma quebra que oscilará entre 4,1 por cento e 5,1 por cento, enquanto em 2010 a queda do PIB situar-se-á entre um por cento e 0,4 por cento.

Ver comentários