Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Pilhas criam 200 empregos

O Parque de Negócios de Montemor-o-Velho foi escolhido para a instalação de uma fábrica da Agni Energy Sdn Bhd, uma multinacional de energia da Malásia, que fabricará pilhas de combustível (‘fuel-cells’) e equipamentos para produzir energia eléctrica a partir de hidrogénio.
20 de Janeiro de 2006 às 00:00
A empresa será construída no Parque de Negócios
A empresa será construída no Parque de Negócios FOTO: DR
A construção da fábrica deverá começar este semestre e terminar em 2009. O investimento é de 64,1 milhões de euros, estando uma quantia significativa destinada à criação de um centro de excelência em I & D, que trabalhará com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e outras universidades portuguesas. A empresa vai criar 200 postos de trabalho no centro de investigação, 55 altamente qualificados. Servirá como plataforma de expansão da actividade da empresa na Europa, pois 80% da produção será exportada.
Luís Leal, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, disse ontem que andou “dois anos e meio atrás deste projecto, fundamental” para o desenvolvimento económico da região. Para o autarca, “Portugal vai ficar na vanguarda do tratamento energético”.
“É importantíssimo que venham projectos desta natureza para o concelho”, defendeu, por outro lado, Hernâni Rama, da Associação Empresarial de Montemor-o-Velho, para quem a empresa será uma “grande ajuda” no emprego.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)