Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Pilotos da TAP entregam pré-aviso de greve

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) entregou hoje o pré-aviso para uma greve entre 5 e 8 de Julho e 1 e 5 de Agosto, disse à Lusa fonte da estrutura.
21 de Junho de 2012 às 18:05
Pilotos da TAP podem parar de 5 a 8 de Julho e de 1 a 5 de Agosto
Pilotos da TAP podem parar de 5 a 8 de Julho e de 1 a 5 de Agosto FOTO: d.r.

Na terça-feira, os pilotos da TAP, reunidos em assembleia-geral, decidiram mandatar o sindicato para marcar uma greve, caso a empresa não anulasse as sanções que consideram ter-lhes sido aplicadas indevidamente.

Segundo o comunicado divulgado na altura, os pilotos exigem que a TAP assuma "o compromisso formal de cessação imediata de funções dos atuais titulares dos cargos de Director de Operações de Voo e Piloto Chefe" e que assuma "o compromisso de anulação de todas as faltas injustificadas e/ou sanções acessórias aplicadas aos pilotos, decorrentes directa ou indirectamente de interpretações unilaterais do Acordo de Empresa".

De acordo com o comunicado, os pilotos exigiam que, "perante a iminência da privatização", a administração da TAP "considere os pilotos como parte da solução e que reponha a equidade interna, a qual foi posta em causa em 2011".

Segundo o SPAC, a administração da TAP decidiu, em 2011, aumentar em mais de 40 por cento algumas chefias, quando todos os trabalhadores, incluindo os pilotos, "participavam no esforço de adaptação às medidas impostas pelo contexto da crise internacional".

pilotos sindicato tap greve pré-aviso estruturas directoria
Ver comentários