Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

PNEUMONIA AFECTA ECONOMIA AMERICANA

A epidemia de pneumonia atípica ou Síndrome Respiratória Aguda (SRA) começa a fazer sentir os seus efeitos negativos sobre a economia norte-americana, em particular nas transportadoras aéreas, segundo estudos recentes.
27 de Abril de 2003 às 00:00
Já em dificuldades anteriores, primeiro devido aos atentados do 11 de Setembro e depois por causa da Guerra no Iraque, as transportadoras aéreas norte-americanas passam agora por um outro revés, a pneumonia atípica que, sexta-feira, já tinha contagiado 4.600 pessoas em vários países, 39 delas nos Estados Unidos.
Segundo a Associação de Transportes Aéreos norte-americana (ATA), a SRA esteve na origem do novo declínio, na semana da Páscoa, especialmente nos voos com destino ao Pacífico (menos 39,6 por cento) e Ásia (menos 25,8 por cento), quando em comparação com igual período de 2002.
As companhias ‘Northwest Airlines’ e ‘United Airlines’ foram constrangidas a cancelar diversos voos para Hong Kong, Taiwan e Japão.
Quanto às empresas, para além dos sectores turístico e aeronáutico, o pior pode estar ainda para acontecer, segundo o gabinete de assessoria ‘Challenger, Gray and Christmas’. Este gabinete refere que os contratos para os países asiáticos estão todos a ser anulados.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)