Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Poder de compra quase 20% abaixo da média europeia

O Produto Interno Bruto expresso (PIB) em paridade do poder de compra, em Portugal, estava em 2010 quase 20 por cento abaixo da média dos países da União Europeia, revelou nesta terça-feira o organismo oficial de estatísticas da União Europeia (Eurostat).
21 de Junho de 2011 às 14:13
Portugueses ganhavam, em média, 81 por cento da média dos seus parceiros europeus, numa lista encabeçada pelo Luxemburgo
Portugueses ganhavam, em média, 81 por cento da média dos seus parceiros europeus, numa lista encabeçada pelo Luxemburgo FOTO: Bruno Raposo

De acordo com o documento que analisa o nível de riqueza de cada país comparando com o poder de compra, os portugueses ganhavam, em média, 81  por cento da média dos seus parceiros europeus, numa lista encabeçada pelo  Luxemburgo, onde o nível de riqueza é 283 por cento superior à média, e  pela Holanda, com 134.

O Eurostat nota, no entanto, que este elevado valor é 'distorcido' pelo alto nível de trabalhadores que não moram no País, e que assim inflacionam os valores.  

Na tabela há nove países onde os cidadãos, em média, são mais pobres do que em Portugal, e há 17 onde os cidadãos auferem, em média, rendimentos  superiores aos cidadãos nacionais. Os valores hoje divulgados representam  uma ligeira melhoria face aos dados de 2009, ano em que os portugueses tinham um PIB 'per capita' expresso em paridade do poder de compra na ordem dos  80 por cento da média europeia.  

A Grécia, confrontada com uma grave crise financeira, tem, ainda assim,  m nível de riqueza superior ao português, com 89 por cento da média europeia. 

Espanha, por outro lado, está praticamente em linha com a média, ficando apenas um ponto acima.  

economia pib poder de compra portugal espanha grécia luxemburgo eurostat
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)