Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

População recolhe postais contra portagens

A Comissão de Utentes das Auto-estradas A23, A24 e A25 estima ter recolhido mais de mil postais contra as portagens, endereçados ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e assinados pela população, em acções de rua realizadas entre sábado e esta segunda-feira.
17 de Outubro de 2011 às 14:21
Populações continuam a lutar contra introdução de portagens nas SCUT
Populações continuam a lutar contra introdução de portagens nas SCUT FOTO: Nuno André Ferreira/Lusa

No sábado, a recolha de assinaturas decorreu no centro de Castelo Branco e num hipermercado da cidade, no domingo a banca esteve montada junto a uma grande superfície da Covilhã e hoje esteve às portas do mercado do Fundão. 

Em cada uma das acções do fim-de-semana "terão sido assinados cerca de 500 postais, em cerca de hora e meia", disse Marco Gabriel, porta-voz da comissão de utentes.  

Cada postal apela a Passos Coelho que não penalize o interior com a introdução de portagens nas auto-estradas A23 (Guarda - Torres Novas), A24 (Viseu - Chaves) e A25 (Aveiro - Vilar Formoso).  

As assinaturas têm sido recolhidas em acções realizadas nos distritos de Viseu, Guarda e Castelo Branco para posteriormente serem entregues ao primeiro-ministro.  

Marco Gabriel destacou "a facilidade com que a população assina os postais, sobretudo depois das medidas anunciadas na última semana". O facto de ainda não terem sido anunciados os preços a praticar nos pórticos das auto-estradas que ainda são gratuitas é encarado como um sinal "de alguma precaução do Governo relativamente aos protestos que têm existido e à redução de tráfego nas ex-SCUT", disse Marco Gabriel.  

Pode ser "um sinal de esperança", mas "tem de haver um reforço da luta", frisou, apelando à participação nos buzinões marcados para a Covilhã, na terça-feira, e Castelo Branco, na quarta.  

A comissão de utentes organiza um buzinão na terça-feira, dia 18, às 17h00, na Rotunda do Operário Têxtil, na Covilhã, e outro na quarta-feira, às 17h00, no Cruzamento das Tílias, em Castelo Branco.  

portagens SCUT a23 a24 a25 população passos coelho
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)