Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

POR QUÊ UTILIZAR A INTERNET PARA INVESTIR?

A resposta a esta pergunta está relacionada com o perfil do investidor, mas, pela experiência que tenho tido no Bigonline, as vantagens são significativas.
11 de Maio de 2003 às 00:00
“Trader” hiperactivo: acompanha o mercado todos os dias, procura ganhos diários, concentrado em poucas acções, alguns até já foram/são investidores profissionais. Para eles, é indiferente o mercado estar a subir ou descer, o importante são as variações de mercado, que têm de ser rápidas e amplas para compras/vendas ainda mais velozes.
Investidor acompanhado: acompanha o mercado por interposta pessoa, normalmente o seu corretor pessoal. Usa o telefone para saber a opinião do especialista. A Internet irá alterar a interacção com o corretor pessoal, passa a contactá-lo só para trocar opiniões de valor acrescentado, porque para obter cotações e outras informações de menor valor usa meios electrónicos.
Investidor ocasional: tem dinheiro para investir e não aceita taxas de juro tão baixas. Quer alternativas, retorno com risco controlado, acompanha os mercados, mas de forma distante. A internet possibilita-lhe verificar os investimentos. Mas a grande vantagem é aceder a outros produtos, como capitais garantidos ou fundos internacionais.
Investidor acidental: é paranóico com a ideia de perder dinheiro, mas cede no momento em que todos os seus conhecidos enriquecem na Bolsa, compra na alta e vende... quando desespera. O segmento mais difícil de apresentar uma proposta de valor, porque quer retorno sem risco, algo que já diversos economistas provaram ser impossível. A internet pode solucionar o seu problema, porque pode usar um banco de investimento “on-line” para as suas transacções do dia-a-dia, aproveitando para se familiarizar com alternativas de investimento defensivas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)