Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Porsche com prejuízos de 462 milhões de euros

A Porsche SE, que agrupa as participações de 50 por cento da Porsche AG e da Volkswagen, sofreu, nos primeiros nove meses do ano, perdas de 462 milhões de euros devido a uma nova valorização das opções de venda das acções da marca.
4 de Novembro de 2011 às 17:08
Porsche SE anunciou que os prejuízos se devem à interrupção em Setembro do processo de fusão com a Volkswagen
Porsche SE anunciou que os prejuízos se devem à interrupção em Setembro do processo de fusão com a Volkswagen FOTO: Reuters

A Porsche SE anunciou esta sexta-feira que os prejuízos se devem à interrupção em Setembro do processo de fusão com a Volkswagen, que está envolto em polémica e acumula processos jurídicos nos Estados Unidos e na Alemanha.  

O resultado financeiro foi castigado pelos 3,7 mil milhões de euros que a empresa teve de assumir pelo novo valor das opções de venda de acções na Porsche AG.  

Segundo o comunicado, a empresa refere que, sem este efeito, a Porsche SE teria um lucro de 3.420 milhões de euros entre Janeiro e Setembro.  
 
Após o fracasso das tentativas pela Porsche para assumir o grupo Volkswagen, as duas empresas, a Porsche e a Volkswagen, acordaram uma troca de opções de acções que permitem à Volkswagen tornar-se proprietária da Porsche AG, empresa que reúne a actividade operacional da produção carros desportivos. 

Esta opção de venda de acções tiveram um efeito positivo nos resultados financeiros da Volkswagen no valor de 6,8 mil milhões de euros no terceiro trimestre.  

A Porsche SE, que acumulou um endividamento de 11,5 mil milhões de euros na sua tentativa de controlar o grupo Volkswagen, reduziu entre Julho e Setembro a sua dívida até 1,5 mil milhões de euros.  

A Porsche SE pode executar o seu direito de venda até Novembro de 2012, e a Volkswagen tem até à Primavera de 2013 para executar o direito de compra. 

A Porsche AG teve nos primeiros nove meses do ano um lucro operacional de 1,5 mil milhões de euros, mais 25 por cento do que no mesmo período do ano anterior.

porsche lucros prejuízo volkswagen
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)